domingo, 24 de fevereiro de 2013

Eu, a Velhinha e Leon - direto de Viena


Ocorre que hoje eu saí por aí, perambulando por Viena, e fui parar no Leopold Museum. Como assim? Aquilo não é museu! Aquilo é  assombração! Como é que pode? Por que Ana e Pedro me recomendaram ir lá? Quem botou aquilo na lista de pontos a serem visitados em Viena? É de dar medo! É de fazer correr e ir embora! Olhem só o folder do museu. Eu me recuso a reproduzir porque pessoas de bem devem ler este blog (risos) mas aos interessados repasso os dois links abaixo. Podem abrir, não é vírus, é bilau. 


Pois é. A "nude man" estava por todo canto. Pra onde você olhava tinha "nude man". Era "nude man" pra lá, era "nude man" (pra cá não) pra lá de novo. Uma obra aqui, outra acolá (sim, há obras muito interessantes e o museu deve ser visitado) e lá vinha de novo a "nude man"... Vai-te!
Lá estava eu no museu. -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4 andares e a gente acaba cansando de tanto subir escada, rodar pra lá e pra cá. Fatalmente chega a hora de procurar o WC para virar obra de arte e transformar-se em "nude man" por alguns pingos. Lá fui eu pro WC, caminhando a passos largos mas tranquilos, chego lá e sou barrado-parado-bloqueado-esbarrado por três senhoras idosas que estavam paradas na entrada, sorrindo escancaradamente. Certamente me disseram, em bom alemão, sieber histswwd whsktl wzs, tpw´q senwhi!!! Sorri aquele sorriso de leso e dei razão a Ana e Pedro: eles sempre dizem que as velhinhas gostam de mim. Fiquei ali, esperando o desenrolar dos fatos, ver o que iria acontecer. Eu não iria atropelar as velhinhas e nem mostrar-lhes a "nude man", por isso continuei esperando. Daí a pouco, uma delas sai do WC masculino, ainda atacando as calças, olhou-me e disse que wmxti wxxhdt hrzgi ortonw hbmrht swdfgh ijwlei dotzhw (desculpas, eu estava já fazendo cocô nas calças e não pude esperar a fila do WC feminino, por isso entrei aqui e as minhas coleguinhas ficaram vigiando a porta para ninguém entrar e me mostrar a "nude man"). 
Ah, entendi, senhora, não se preocupe, não tem problemas, eu sei como é isso. Semana passada eu também me senti assim em Amsterdã. Era uma dor de barriga e na barriga tão da mulesta, saía por cima e saía por baixo, tanto que eu tive que ir a uma farmácia comprar um remédio. A senhora não imagina quanto foi difícil informar à funcionária da farmácia que eu estava mica e vomi, tudo em gestos, para ela me indicar algum remédio. Quase foi preciso eu expor a minha "nude man" para ela entender que não se tratava de infecção urinária!!!
Eu entendi a velhinha tão simpática. Ela me entendeu, tão simpaticamente. Percebemos que não só a matemática e a música são linguagens universais. Na linguagem WC, também é possível estabelecer diálogo. Sorrimos um pro outro, ela se foi e eu entrei no WC me lembrando de Leon.
Tá. Mas o que é que Leon tem a ver com isso?
Em Anna Karenina, LEON ou Lev TOLSTOI, ou Tolstói, ou Tostoy fala que, diante dos problemas complexos da vida, a gente deve sorrir, encará-los sorrindo, divertindo-nos. Não sei se foi bem assim que ele escreveu, não estou com o texto agora para conferir. Também não sou papagaio pra sair repetindo o que o outro disse. Até porque se ele não disse desse jeito é porque não conhecia a língua portuguesa e nem tinha talento nordestino pra se expressar (quem quiser conferir o que ele escreveu, Ana Paula tem o livro baixado no Kindle. Todo mundo pode pedir emprestado Êba!!!).
Sorrindo, encerro o meu bla bla bla de hoje. Digo de hoje porque Pedro e Ana me deixaram à vontade para eu escrever e escrever. E como eu gosto de escrever, é provável que eu apareça por aqui mais algumas vezes. No entanto, sou tímido para me expor assim. Só o faço atendendo a pedidos, cartas, telegramas, e-mails, outdoors, watsapp e postal sonoro (eu já sei que não é do seu tempo). Por isso, só volto a escrever se 523 pessoas me pedirem, calorosamente. Claro que não é necessário que todas se expressem. Se apenas uma delas disser sim, eu vou entender que ela, democraticamente, está representando todas as 522 pessoas que optaram por não dizer não - kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!.





Quem vai dizer sim?





Ah. E não esqueçam! De 29.02 a 28.03.2013 tem show da MUSA (do Calypso) em Amsterdã. Quem quiser, ainda dá tempo comprar passagem e vir. Mas venham nas carreiras porque é show pra lá de bom e os ingressos se esgotam rápido (sorriam!!!).






5 comentários:

  1. Convocamos—lhe a escrever de novo.
    Calorosamente, Pedro, Ana e 521.

    ResponderExcluir
  2. Esse blog tá virando a casa da mãe joana, agora convidados também escrevem...
    ...
    ..
    .
    ...AINDA BEM!!!
    Divertidíssimo post (mas eu teria gostado mais sem abrir o tal link do folder - não entendi o pré aviso).
    Parabéns Edson e 'donos' do lugar. Aqui não tinha 500 e tantos mas uns 13 leram e riram demais com tudo!

    ResponderExcluir
  3. Edson Luiz, quando vc disse que estava escrevendo num blog, já imaginava que o texto seria bom, mas vc supera minhas expectativas!!!
    Divertido, sensível, perspicaz... Sem falar na vontade que dá de fazer as malas e sair pro mundo!
    E toque pra frente aquela sua ideia de escrever um livro! Vc ainda pode ilustrá-lo, com suas ótimas fotos e com aqueles desenhos nonsense que vc faz! Afff, tu é muito talentoso! Amostrado! Vou parar de encher tua bola...
    Ah, e quando a pessoa gosta muito do texto, vale por quantas dessas 523?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aê, Luísa, que legal!
      A gente é fã um do outro, cê sabe.
      Bom que você gostou.
      O livro está em andamento, é um projeto pós-BB!
      Gostei da definição: desenhos "nonsense", risos.
      Abraço grande,
      Saudades. Volto logo!

      Excluir
  4. Edson, eu agora que pude ler os seus textos, e estou com dor na barriga de tanto rir.
    Assim que deve ser as viagens, uma dentro da outra.
    Beijos Dea

    ResponderExcluir